Como Cuidar Bem da Saúde

saude em diaEstar com a saúde em dia é a coisa mais importante que podemos querer. Muitas vezes, nos esquecemos disso e não cuidamos muito bem do nosso corpo ou da nossa mente.

Mas quando o nosso organismo demonstra que alguma coisa não esta bem, através de alguma doença, nós percebemos a importância da nossa saúde e começamos a fazer alguma coisa a respeito.

Espero que isso não esteja acontecendo com você, e que você esteja procurando dicas para se manter ainda mais saudável. Mas se você estiver com algum problema de saúde, seguir estas dicas pode ajudar no seu tratamento.

1 – Aprenda a conhecer e ouvir o seu corpo, pois ele demonstra com sinais quais são as necessidades mais importantes em cada momento. A dor, por exemplo, é um aviso para se identificar a causa real.

2 – Estimule o seu cérebro: algumas mudanças em sua rotina podem ajudar a estimular o funcionamento da sua mente, como usar o relógio de pulso no braço direito, olhar fotos de cabeça para baixo, ver as horas em um espelho, usar um novo caminho para ir ao trabalho, andar pela casa de trás para frente, ou decorar uma palavra nova de um outro idioma por dia.

3 – Ao acordar, experimente meditar e refletir com muita calma o que você pretende fazer durante o dia. Dessa forma você evita o cansaço físico e mental.

4 – Quando estiver doente, envolva-se em atividades que lhe façam parar de pensar no problema de saúde. Aprenda alguma coisa, pratique exercícios e estimule o cérebro com coisas novas. Assim, você vai se preocupar menos e sofrer menos.

5 – Dormir bem é o que restaura a atividade cerebral, além da energia do corpo como um todo. Cada pessoa tem uma quantidade de horas de sono adequada, mas no geral, é recomendado para adultos, de seis a oito horas por dia.

6 – Devemos cuidar também do bom funcionamento de nosso coração. Para isso, é necessário prestar atenção aos alimentos que estamos consumindo diariamente, pois uma dieta saudável evitará doenças cardiovasculares.

7 – Evitar ou moderar o consumo de frituras, alimentos embutidos e enlatados, e eliminar o consumo de álcool.

8 – Comer sempre muitas frutas e verduras, que nos oferecem vitaminas e minerais.

9 – Outros alimentos que devemos incluir nas nossas refeições são os peixes, ricos em ácidos graxos poli-insaturados, frutos secos, como nozes e amêndoas, alho, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, chocolate amargo, que oferece antioxidantes e reduz a pressão arterial, e duas taças de vinho tinto por dia, que ajuda a aumentar o colesterol bom.

Espero que estas dicas ajudem você a cuidar melhor da sua saúde. Um site com muitos artigos interessantes sobre cuidados com a saúde, é o Blog Aprender Saúde ( www.aprendersaude.org ). Tenho certeza de que lá você vai encontrar muitas das informações que você procura.

 

Crédito da Imagem: ​http://www.freedigitalphotos.net/